De certo, muitos ficam na dúvida na hora de se portar em jantares, almoços e demais festas. É correta tal atitude? Devo fazer assim ou de outro jeito? Será que se eu fizer desse jeito irei causar uma boa impressão? E por ai vai…
A verdade é que etiqueta tem mais a ver com civilidade, educação e boa dose de bom senso do que com requinte e charme.

Com que antecedência devemos convidar as pessoas para uma festa ou jantar?

Para reuniões informais, três dias são suficientes;
Para jantares mais íntimos, uma semana;
Para recepções maiores, de quinze dias a três semanas.

Pode-se comer a cereja ou a azeitona que enfeitam os drinques?

Sim. Procure comê-los logo, pois assim a borda de seu copo ficará livre para que você possa beber seu drinque sossegado, sem a fruta ou a azeitona incomodando.

Quando convidados para um noivado, devemos levar presente? Que tipo?

Sim, devemos presentear o casal com algo que represente um carinho especial e não interfira na futura decoração. Pode ser uma peça pequena de prata ou cristal, como porta retratos, potiches, bandejas pequeninas para servir biscoitinhos e bombons. Também podemos enviar à casa da noiva, na manhã do noivado, um belo e moderno arranjo de flores. Sabendo que os noivos possuem alguma preferência em termos de decoração, devemos optar por ela, porém sempre em peças pequenas.

Que tipo de alimento permite o uso das mãos?

Pão, azeitona, cenoura, bem como outros aperitivos. Para comer lagosta, quando inteira, ou ainda frutas como uva, banana, morango e jabuticaba.

Gostaram das dicas? Fiquem ligados por que traremos cada vez mais!